sábado, 27 de fevereiro de 2010

Inclusão: Altas Habilidades


“A pessoa com altas habilidades/superdotação apresenta características próprias na sua interação com o mundo, representadas por uma forma peculiar de agir, questionar e organizar seus pensamentos e suas potencialidades, (...) destacando-se sempre de uma maneira original e criativa com a que resolve um problema ou situação, seja acadêmica, prática ou social.” (METTRAU-1995)


“Todos nós, adultos de hoje, somos responsáveis pelo futuro: pais, mestres e professores, homens públicos, escritores, artistas, cientistas, cidadão comum... a todos caberá uma parcela de culpa, se a geração que nos substituir na arena da vida tiver as mesmas imperfeições que a nossa, ou for pior que a nossa geração.” (Antipoff – 1946).



Fiquei muito feliz com o interesse das pessoas pelas Altas Habilidades, assunto do post passado. Hoje deixo apenas estas duas citações para pensarmos um pouquinho: Quem é realmente a criança/adolescente com altas habilidades? Como identificá-lo? Será que na minha escola/sala posso encontrá-lo? E o atendimento?

Quantas dúvidas!!

Aos poucos vamos aprendendo juntos.

Conto com o feedback de vcs.

A propósito deixo o link para acessar  a resolução do dia 2 de outubro de 2009, que institui diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.

Vale a pena dar uma olhadinha.
 Abraços!!










Um comentário:

Rebeca disse...

Maristela querida, obrigada por todas as palavras de carinho!
Eu, não sendo educadora, pretendo fazer minha parte deixando filhos melhores para o mundo. Já ouviu a frase que diz: "atualmente todos se perguntam que mundo deixaremos para nossos filhos. Mas ninguém se pergunta que filhos deixaremos para este mundo"? Não sei a quem pertence a autoria dessa frase, mas tenho pensado muito nela e me esforçarei para deixar a melhor herança possível!

Beijos