Páginas

Pesquisar este blog

Carregando...

quarta-feira, 10 de março de 2010

Gerenciamento da Sala de Aula

 Como aumentar a motivação dos alunos


O que NÃO é gerenciamento da sala de aula.

O Gerenciamento de Sala NÃO se trata de criar nenhum sistema de punição e recompensa. Ao invés disso, o efetivo gerenciamento da sala de aula é resguardar que todos os alunos estejam ativamente envolvidos nas tarefas. Deste modo o professor previne as questões que desestabilizam a gerenciamento da sala antes que elas ocorram....o professor torna-se proativo e deixa de ser reativo.

 
Entretanto, é difícil manter os alunos ativamente envolvidos se eles estão entediados ou desinteressados na aula. É por isso que o tédio dos alunos é um dos maiores fatores que contribuem para que questões que desestabilizam a sala de aula apareçam com freqüência.


É tarefa do professor é acender o interesse e aumentar a motivação para aprender. Como?

O melhor modo de fazer isso é criar uma conexão entre o que os alunos estão aprendendo e o que está acontecendo na vida deles.... em outras palavras, encontrar o ponto de convergência com o que é significativo para ELES.

Em História, Artes, Língua Portuguesa e Ciências é relativamente fácil fazer isso. Ao trabalhar, por exemplo, a mensagem dos `Hyppies” nos anos 70, sua roupas, seu gosto musical, peça aos alunos que façam uma lista do que hoje é considerado `rebelde`, após esta lista motive-os a compararem os modelos de expressão dos jovens nos anos 70 com os modelos que a juventude de hoje se utiliza.

A questão primordial é, se você conseguir que os alunos `queiram`aprender então tudo o mais torna-se muito fácil. Afinal quem tem o poder de criar um ambiente facilitador para o aprendizado é você.

Outro modo que os Professores podem aumentar a motivação para o aprendizado é utilizar perguntas que instiguem a reflexão e a crítica. Em ciências, por exemplo, ao levantar a questão da “ Gripe Suína “ que depois passou a ser chamada de gripe H1N1, instigar os alunos a refletirem o que a economia, os frigoríficos de carne suína tiveram a ver com isso.

Levantar dúvidas, instigar a reflexão, estimular o pensamento crítico acaba elevando a temperatura da discussão e faz com que os alunos se envolvam e queiram saber mais, e ao agir assim extrapolam o que está nos livros didáticos e partem para a vida real, o mundo em que vivem e passam a se apropriarem de conhecimentos que os afetam diretamente enquanto cidadãos.

Um terceiro modo de aumentar a motivação para aprender é a utilização de video. Ok, talvez pareça óbvio demais, porém muitos professores mostram o video no momento errado da lição….e sempre deixam o vídeo por último.

O video não deve ser deixado para o final, ou para o fechamento daquela lição. Ao invés de videos longos, utilize curtas, ou video clips no começo das lições para provocar os alunos e atiçar a curiosidade.

 Aqui vai uma dica: você sabia que existe um site www.curtanaescola.com.br que oferece uma infinidade de curtas que podem ser assistidos no computador da escola, e podem ser usados em várias disciplinas ?

 Então, vamos recapitular. As questões de gerenciamento da sala de aula estão diretamente ligadas ao tédio do aluno. Assim, o professor precisa aumentar a motivação dos alunos para aprender. Os professores podem lançar mão de três estratégias:


1. Criar conexões entre o conteúdo e os interesses dos alunos

2. Usar o pensamento crítico e a reflexão para gerar discussões

3. Usar o vídeo no início das lições para cativar o interesse e a curiosidade


Encorajo você para que comece a aplicar estas estratégias na sala de aula.

 
Roseli Brito

Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora e Coach
 
Recebi este texto de uma grande amiga/irmã Mirian. Gostei muito e resolvi compartilhar com vcs. Espero que tenham gostado. Serve como sugestão para encontros pedagógicos. Bjs!! 

5 comentários:

Profª Érika Vecci disse...

Maristela...sempre digo e repito: MOTIVAÇÂO é a palavra chave pra Educação acontecer!!!! Até nós, fazemos TUDOOOO melhor quando Motivadas!
Beijo na filhota!

Iolanda disse...

Adorei as dicas e vou colocá-las em prática. Obrigada. Sua filha está mais linda a cada dia. Parabéns! Bjs.

A. Martinez disse...

Maristela cheguei no seu blog a pouquinho e parece que me encontrei naquilo que queria fazer quando era criança: ser professora. Hoje estou em outra profissão, totalmente diferente, entretanto, ao ler seus posts me identifico tanto que dá vontade de largar tudo e recomeçar kkkkkkkk.

A profissão é desvalorizada para muitos mas eu creio que o professor tem seu valor maior. E pessoas como vc que se dedicam além da sala de aula merece todo o mérito de tais valores que deveriam ser prezados na área educacional. Querida que lindo o seu blog, suas pesquisas e trocas de idéias. Parabéns mesmo! Tá fazendo a diferença!

Um beijo da sua mais nova seguidora,
aline Martinez - RJ

professoras fundamentais disse...

Gostei bastante do que li! O seu blog está fantástico, assim como vc também gosto de educação aliada a tecnologia. Parabéns pelo trabalho!

Marley Rodrigues disse...

Essas dicas são muito interessantes,principalmente agora que eu também estou em sala de aula.
Parabéns! Bjim