domingo, 3 de abril de 2011

Educação Especial: Autismo

Olá pessoal,


Sempre fui  muito ligada  a assuntos referentes a Educação Especial. Gosto muito de estudar esta área, tanto que sou especialista em superdotação.Tb trabalhei algum tempo com cegos e com pessoas com baixa visão. Mas nunca estive tão interessada, como agora, sobre a educação de crianças autistas.

Este ano, pela primeira vez, recebemos na nossa escola uma criança  autista (4 anos).  E desde então é uma mistura de sentimentos que não sei explicar. Medo de não estar fazendo a coisa certa, amor, angustia de não ter disponibilidade de profissionais na rede ensino com conhecimento de prática no assunto, e ai vai... Mais ao mesmo tempo a escola se abriu para novos experiências de aprendizagens.

Assim disponibilizo pra vcs dois   sites  bem legais. O primeiro é  da Revista Autismo e o segundo de  uma cartilha para pais e profissionais: Ele é autista...o que faço. E tb um blog com o  PECS - Sistema de Comunicação por Figuras (Picture Exchange Communication System) -  Os PECS são muito importantes na vida de um autista. Quer para autistas verbais como não verbais, são uma forma de comunicação excelente!

Estamos aprendendo... aprendendo a fazer diferente. Errando, acertando... estamos tentando fazer o melhor.

Se vc tem alguma experiência neste assunto ficaria muito feliz com seu relato.

E não poderia deixar de comentar que ontem foi o dia Mundial de Concientização do Autismo.



Um grande abraço,
Maristela

7 comentários:

Alê disse...

A educação sempre nos desafiando! Achei interessante quando vc falou em: " aprender a fazer diferente"... É neste ritmo que vc vcs vão fazer a diferença na vida desta pequena criança! Deus abençõe seu trabalho!
Ahhhh...Já assitiou o Ocean Heaven? É lindo!!! É sobre um adolescente autista...
beijokas e desculpa a invasão... Tô te seguindo rsrs

Teresa Carneiro disse...

Querida Maristela...estava com saudades suas...e como sempre sua postagem foi maravilhosa...parabens!!como está a filhota?já aprontando...rsrsrsrrs bjs e boa sorte nessa nova caminhada!

Mamãe polvo disse...

Mari, saudades daqui!!!!
Linda postagem, de muita utilidade, se fla tão pouco nesse assunto...
Como está a pequena Laurinha???
Mostrei seu blog para uma amiga pedagoga e ela adorou!!!!
Queria te agradecer pelo carinho de sempre lá no blog!
Beijos!!!!
Mirella

Francisco Neto disse...

Cara Maristela, parabéns pelo teu blog... Ótimas palavras. Ensinar é para alguns a própria vida, para outros, é aprender.

Att.,
http://wwwteologiavivaeeficaz.blogspot.com/

Profº Francisco Netto

Tatiana disse...

olá sou mãe de uma criança autista, e acho maravilhosa que tenha pessoas interessadas na informação de novos metodos de ensino. precisamos divulgar mais esses metodos, pois nossas escolas tradicionais não estão preparadas para nossas crianças, tão especiais. bjs

Luiza Coelho disse...

Cheguei no seu blog por um acaso... estava pesquisando sobre educação pois eu e minha irmã cuidamos do twitter e face book do Escola Games (www.escolagames.com.br) e vi que vc fez esse post de autismo. Adorei. Eu e minha irmã temos um irmãozinho autista de 12 anos e fazemos um blog pra ele... Se precisar de ajuda, conte com a gente :)
beijos

Giselle disse...

parabéns maristela adorei o seu blog é muito interessante obrigada por ter comentado sobre o meu blog e agora por te agradecer estou comentando no seu.giselle dias