domingo, 13 de março de 2011

Sugestões para trabalhar com o alfabeto

Tenho sempre em mente a importância da sistematização do ensino do alfabeto (seja nas series iniciais e/ou na educação infantil) no momento  do planejamento. Vejo que esta sistematização fica muito mais significativa quando partimos para um trabalho lúdico em que os alunos possam sentir co-autores do processo   ensino-aprendizagem.

Assim, segue abaixo algumas sugestões para o trabalho com o alfabeto em sala de aula:

1- Alfabetário surpresa
Usei está sugestão no ano passado com minha turminha de educação infantil.  A sugestão completa vc encontra aqui

2- Bichonário ou Abecê dos bichinhos

Um bichinho para cada letra trabalhada.  Aqui na  Revista Guia Prático de Educação Infantil   vc encontra um projeto muito bacana usando o livro Bichodário como apoio para este trabalho em sala. O projeto tb sugere várias atividades práticas com as letras do alfabeto. Vale a pena conferir.  Aqui vc encontra um picasa com o livro Bichodário.

3- Para cada letra um livrinho de história:
Para cada letrinha trabalhada contar uma história inciada com a letra em questão. As crianças podem trazer os livros de casa.

Gostei muito desta sugestão acima que pode muito bem ser adaptada para ir colocando os livrinhos lidos durante o ano. Retirei está foto  do blog Mágica Infantil.  Lá vc encontra muitas outras sugestões.

4- Um objeto para cada letra


Pedir que as crianças tragam de casa objetos que inciem com a letra trabalhada e ir construindo um alfabeto com eles. Pode colocar o objeto em saquinhos plásticos ou em embalagens transparentes como esta acima da professora  Patrycia.


E vc como trabalha o alfabeto?

Parece que é isto, gente.
Espero que tenham gostado, viu.

Abraços,
Maristela

5 comentários:

Carol Liôa disse...

oi amiga! vim agradecer seu comentário! obrigada pela força viu! bjs

Anônimo disse...

Que ideias maravilhosas!
Sinto falta de vc, viu!
Beijos, Genis.

Lisa Souza disse...

Mary.. quanta criatividade! Ame todos os trabalhos. Vou pedir para as minhas professoras entrarem no seu blog, elas irão adorar!! Beijoss!!

Liten disse...

A partir de quantos anos você indica?

beijos

Natália disse...

Essa semana fiz algo simples, é uma turminha de nível 5, tenho um quadro de envelopés com as letrinhas do alfabeto, e pedi que eles escrevessem os nomes, colamos os nomes em palitinhos de picolé, e acad aluno procurou a sua letrinhha e colocou dentro o seu nome. Após conversamos, se tinha letrinhas que não tinham nenhum nome, quais letrinhas tinham mais de um, porque. Foi bem legal!