quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Para que serve a escola?

Já faz um tempo que esta pergunta me intriga, afinal “Para que serve a escola?” ... A princípio o que vem a mente como resposta seria: A escola serve para aprender... a ler, escrever, fazer conta... Mas pensando melhor, esta resposta soa um tanto simplista e distante no tempo. Qual seria então a função primordial da escola?

Pesquisando na internet encontrei um blog de Portugal  chamado "Ei turma", que achei bem interessante. O autor  salienta  não somente esta questão, mas também o fato de que a escola não seja pensada para atender as necesidades de um aluno real. Transcrevo um trecho da postagem que vejo bem parecida com a nossa realidade:

"A ideia passada, socialmente, é que na escola tudo é projectado visando o aluno. No entanto, esta resposta parece contrastar com a realidade acontecida nas nossas escolas. Os alunos reconhecem a sociabilização que a escola lhe oferece, apaixonando-se por esta, mas ao mesmo tempo recusam o ensino por ela orientado. Para alguns, nem a sociabilização consegue superar o sentimento de angústia e mau estar que a escola lhe provoca. Neste sentido, deve-se reflectir nos pressupostos que esta assenta, onde a reflexão na acção poderá ser um meio para encontrar possíveis respostas. Este mau estar é bem patente nas salas de aulas, onde as aprendizagens tornam-se calvários penosos para uma grande parte dos alunos. Esta experiência negativa começa, por vezes, logo numa fase inicial do percurso escolar, na qual as crianças parecem não entender os objectivos da escola e a escola não responde às dificuldades e interesses destas. Ou seja, a escola e os alunos vivem numa constante confrontação, na qual uns e outros não estão a retirar grandes proveitos. "

O texto completo você  encontra aqui.

Pesquisando mais um pouco encontrei tb este video de alguns minutos, feito pela ErdFilmes e chamado "A Escola Serve Pra que?". Foram feitas, em 13 cidades do Píaui, entrevistas com representantes do poder público, mães, pais, diretores, professores e a sociedade em geral, perguntando qual o seria o benefício que a escola trouxe  a eles. Vale a pena assistir!

Depois de tudo isso eu pergunto: Para que serve a escola?

Um comentário:

Genislene Borges disse...

Oi miga! Qto tempo! Vim aqui bisbilhotar seu blog. Bjks.