Olá pessoal!!!
Pauta:
Fizemos este marca página que encontrei como sugestão do Blog Gente Miúda. Ficou muito lindinho...só deu um pouco de trabalho (para quem não tem habilidade essas coisas são mais difíceis mesmo!), mas valeu o resultado.
Atrás escrevi a seguinte frase:
Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se ensina e como se aprende.”
Quanta saudade daqui...de escrever e interagir com vocês!!!
É muito bom estar de volta!
2012 foi um ano de muito trabalho. Se por um lado isto foi bom... sinônimo de aprendizado. Por outro tive que me afastar de algumas atividades que eram importantes para mim. Uma delas foi o blog. Então foi isso, gente...
Mas agora é ano novo...2013 cheio de possibilidades para todos nós!
Mesmo afastada daqui continuava lendo e respondendo, dentro do possível, os comentários. E foram muitos... Muito obrigada pelo carinho de sempre. A maioria dos pedidos foram para que eu escrevesse sugestões para encontros pedagógicos e de formação de professores.
Hoje relato para vocês como foi o primeiro Encontro Pedagógico da minha escola no ano passado. Espero que possa ajudar.
Pauta:
- Boas vindas: Oração
© Marca página de lembrancinha. Leitura da mensagem.
Fizemos este marca página que encontrei como sugestão do Blog Gente Miúda. Ficou muito lindinho...só deu um pouco de trabalho (para quem não tem habilidade essas coisas são mais difíceis mesmo!), mas valeu o resultado.
Atrás escrevi a seguinte frase:
Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se ensina e como se aprende.”
(César Coll)
Estamos juntos novamente.
Vamos continuar nossa caminhada!
2. Café da manhã
3. Tempestade cerebral: “Quais características vocês julgam importantes para o professor de educação infantil?”
© Todas as opiniões foram anotadas em um quadro para mais tarde serem usadas.
4. Dinâmica - Abaixo descrevo a dinâmica.
5. Assistimos a um vídeo de Rubem Alves que enfoca o real papel do professor. Vale a pena conferir!
6. Em seguida discutimos como o trabalho poderia ser realizado durante o ano, sabendo das especificidades do ensino na educação infantil. Segue algumas palavras que foram lembradas durante a conversa:
6. Em seguida discutimos como o trabalho poderia ser realizado durante o ano, sabendo das especificidades do ensino na educação infantil. Segue algumas palavras que foram lembradas durante a conversa:
© Ensino lúdico,
© Prazer em ensinar
© Fazer com entusiasmo
© Partir de vivências e registro das crianças
© Conhecimento a partir de atividades práticas: (experimentos, receitas, dramatizações, música, dança, histórias, desenhos, movimento, jogos)
© Trabalho que envolva a curiosidade e a imaginação,
© Saber que as crianças são capazes de criar,
© Trabalho coletivo,
© Levar em consideração as especificidades de cada turma
© Valorizar as produções orais e escrita
7. Após esta discussão voltei na tempestade Cerebral e vimos que muito do que relatamos já estava descrito na tempestade. Assim, fizemos um combinado para o ano de 2012, para que trabalhássemos de acordo com estas ações.
Dinâmica:
Objetivo: Lembrar os professores que até mesmo eles aprendem brincando. E que as crianças vão aprender muito mais.
A educação vem obedecendo a um padrão, que está em prática já há algum tempo.
Mudar os hábitos é uma tarefa difícil e que exige de todos nós uma parcela de contribuição, podemos observar na tarefa que acabamos de realizar que é necessário: Persistência-Paciência-vontade de acertar e fazer melhor.
Devemos ressaltar que a mudança não é imediata, por isso a importância de conhecer e reconhecer tal feito.
Dinâmica:
Objetivo: Lembrar os professores que até mesmo eles aprendem brincando. E que as crianças vão aprender muito mais.
- Solicitar que fiquem em círculo, para facilitar o entrosamento do grupo;
- Em roda, orientar que iremos relembrar os tempos e nos aproximar das brincadeiras de infância.
- O grupo já disposto, irá iniciar a contagem de 1 até 10 e de 10 até 1 e assim sucessivamente;
- Nas próximas rodadas iremos trocar os números por códigos:
- Assim quando o grupo apresentar uma rodada com poucos erros poderá ser encerrada a atividade,mas as reflexões se iniciam.
A educação vem obedecendo a um padrão, que está em prática já há algum tempo.
Mudar os hábitos é uma tarefa difícil e que exige de todos nós uma parcela de contribuição, podemos observar na tarefa que acabamos de realizar que é necessário: Persistência-Paciência-vontade de acertar e fazer melhor.
Devemos ressaltar que a mudança não é imediata, por isso a importância de conhecer e reconhecer tal feito.
(Retirei esta dinâmica de um blog, mas não me lembro qual foi. Se o autor se identificar, coloco os créditos).
4 comentários:
Como posso entrar em contacto com voce? Posso pedir um endereco de e-mail?
Oi Mari! Vejo que vc esteve atropelada de coisas também.Isso é bom, prova de que estamos ativas... rrsrs. Bom retorno no trabalho e a Laura como vai, está uma meninona, né? Beijos. Lisa
Anna,
me envie seu e-mail por mensagem, que retornarei o seu contato. Ou entre em contato por maristela.mafort@gmail.com
Abraços,
Maristela
Qual foi a oração feita?
Postar um comentário