quinta-feira, 3 de junho de 2010

Educação Infantil - um tesouro a ser descoberto

Gostei muito deste artigo e gostaria de partilhar com vcs as idéias de  Raquel Momm sobre a  Educação Infantil. Vale a pena conferir! Bjs e ótimo feriadão!

 Educação Infantil - um tesouro a ser descoberto
Por Raquel Momm
Era uma cena linda. A menina tinha menos de dois aninhos. Cabelo cuidadosamente arrumado, uniforme novo, uma pequena mochila. Seu rosto estava radiante. Entrou na escola com o narizinho empinado, confiante que vai descobrir o mundo num dia só.
Um pouco atrás estava a mãe; quieta, introspectiva. Seus olhos marejavam. Entre choros e vozes das professoras, ela se questionava: matricular a filhinha na escola era uma decisão acertada?

Essa é uma cena que se repete, ano a ano, em frente às escolas. Ela não assinala apenas a insegurança natural em afastar-se pela primeira vez de um filho pequeno. A dúvida em matricular o filho pequeno reflete o desconhecimento da sociedade da importância que a Educação Infantil tem na vida da criança. A escola, para alguns, é apenas um lugar seguro de cuidados da criança enquanto a mãe trabalha e estuda. Para outros, é encarada apenas como uma despesa que pode ser adiada, em função do financiamento de um carro novo. Deliberadamente, a criança deixa de ser atendida em uma de suas necessidades mais básicas: a de aprender coisas novas.

Nossas crianças tem direito à saúde. Todas as mamães estão lá, mês a mês acompanhando o crescimento de seus filhos junto a um pediatra, seja através da rede pública ou particular de atendimento.

E o direito à educação? Muitas famílias deixam de oferecer aos filhos um verdadeiro tesouro, por desconhecerem o que existe de tão importante na Educação Infantil. Agem como se cuidado e carinho fossem tudo que a criança precisa para se desenvolver bem. Em especial, se a mãe puder estar com o filho em tempo integral, se contar com a ajuda maravilhosa da vovó, ou ainda, tiver meios de pagar uma babá.

No senso comum, ir à escola de Educação Infantil enquanto as mamães trabalham ou estudam é apenas uma opção à casa da vovó ou a babá. Se a mamãe tem a possibilidade de ficar com o filhote durante todo o dia, pode chegar a ser incompreendida: por que ir à escola tão cedo?

Alguns pais são mais atentos a perceber que seus filhos tem necessidades além daquelas que o ambiente familiar pode suprir. Percebem a necessidade dos filhos de brincar com outras crianças, aprender brincadeiras novas, e diminuir o tempo em frente à televisão. Na escola, a criança desenvolve sua identidade e autonomia, amplia seu conhecimento de mundo, desenvolve a linguagem oral e se socializa. Mas isso não é tudo.

O fato é que os cinco primeiros anos de vida são decisivos no desenvolvimento cerebral do ser humano. Negligenciar a necessidade de apropriar-se de conceitos significa fechar para sempre inúmeras janelas possibilidades e potencialidades. É negar a aprendizagem na época que a criança tem a maior sede por aprender.

Milhares de aulas particulares e acompanhamentos psicopedagógicos, poderiam ser evitados se no momento oportuno – ou seja – nos cinco primeiros anos de vida, fossem desenvolvidos na criança os conceitos e habilidades necessários à alfabetização.

Vale salientar que tais conceitos não são desenvolvidos pela criança de forma espontânea. É necessário o conduzir e acompanhar consciente do professor. Adiar o desenvolvimento desses conceitos para o ensino fundamental é arriscar o futuro brilhante que cada criança tem em potencial.

A importância do profissional que atua nesta faixa etária é tão grande, que os órgãos competentes exigem formação adicional em relação ao professor habilitado para as séries iniciais.

E que conceitos são esses? Imagem corporal; lateralidade; conhecimento de direita e esquerda; orientação espacial; orientação temporal; ritmo; análise-síntese visual e auditiva; habilidades visuais específicas (percepção e discriminação de semelhanças e diferenças, constância de percepção de forma e tamanho, percepção de figura- fundo e memória visual, acompanhamento visual); coordenação viso-motora; memória cinestésica; habilidades auditivas específicas (discriminação de sons, discriminação auditiva figura- fundo, memória auditiva,) e linguagem oral;

A Educação Infantil é a base, o alicerce, para a construção de conhecimento que ocorrerá nos anos subseqüentes. Não oferecer Educação Infantil é restringir as oportunidades.

Onde os menos avisados veriam apenas uma caixa de areia, um varal de atividades e muitos brinquedos educativos, você pode acreditar; existe um grande tesouro. Ele é capaz de dar mais cores à cada história de cada criança. Seu nome é Educação Infantil!

Artigo retirado do site http://www.algosobre.com.br

Um comentário:

Raquel Momm disse...

Olá Maristela!
Fiquei muito feliz em ver o artigo sobre educação infantil em seu blog.
Amo esse assunto, e sempre estou rabiscando algumas idéias para trocar com quem trabalha com educação.
Alguns artigos, estão publicados no site da minha escola www.educacionalevangelico.com.br, na revista escada do sinepe pr ou no jornal nota 10.

Parabéns pelo seu blog.
Um grande abraço, RAQUEL MOMM