Certa vez participando de uma formação pedagógica sobre inclusão foi utilizado esse texto de Ruth Rocha: Quando a escola é de vidro. E eu fiquei vários dias me questionando se nós, como educadores, também não estamos, nem que de forma inconciente, reproduzindo o que o texto aborda.
Penso que ainda tentamos educar de uma única maneira pessoas totalmente diferentes. Sei também que existem muitas iniciativas excelentes, que tentam não colocar nossos alunos em vidros iguais. O que vocês pensam sobre isso?
Coloquei o link acima para vocês acessarem ao site da autora, lá vocês encontrarão o texto na íntegra.
Gostaria muito que colocassem a opinião de vocês, aguardo os comentários.
6 comentários:
É amiga... ao meu ver este é nosso grande desafio como educadores, ainda temos muito a aprender com os "Firulis".
Obrigada pelas visitas e comentários, como blogueira, sabes como eles são importantes, não é mesmo?
Beijos
Greice
Oi Maristela! Eu sofri com isso quando estava na faculdade. E justo no meu curso, que é Turismo e sugere algo mais livre, mais pensante...
Sabe, eu fico meio com vergonha de comentar aqui, pq sou uma reles turismóloga ex-estudante. A minha visão é diferente das de vc´s educadores. Tenho medo de falar abobrinhas. Se eu falar alguma, releve tá, ou melhor, nem publique rsrsrsrsr
Beijos
Olá Maristela! Que legal você ter postado esse texto! é um dos meus favoritos e por incrível que parece eu o estava lendo hoje pela manhã. e meu pensamento se voltava justamente para o fato de que nós professores, igual você mesma disse, às vezes, somos repressores e não sabemos. Repressores no sentido de querer que todos aprendam da mesma forma, ao mesmo tempo,com o smesmos mescanismo. Sem deixar com isso que os alunos realmente exprerimentem a verdadeira aprendizagem, aquela tão falada aprendizagem significativa.
Nessa história da escola de Vidro consigo enxergar nossos alunos, que não têm vidros, mas ainda estão presos às regras(para eles sem sentido) obrigações (que não compreendem) e que por esse motivo não encontram sentido algum para a istituição escolar em suas vidas!!
Vou parar por aqui! rsrsrs se não... rsrs beijos
Oieee!
vim fazer uma visitinha,
ver as novidades,
deixar um beijinho e
desejar um ótimo fds!
=D
◦΅˚◦.ΰ◦΅ﻍﻸછﻸﻍ΅◦ΰ.◦˚΅◦
‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗◊≈◊≈◊≈◊≈◊‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗
◦΅˚◦.ΰ◦΅ﻍﻸછﻸﻍ΅◦ΰ.◦˚΅◦
Olá...
ξм ѕυα cαмίŋђαđα,
Dєίxαrάѕ þєgαđαѕ,
ξ ŋєѕѕαѕ þєgαđαѕ,
Cυίđαđσ cσм σѕ rαѕŁrσѕ qυє ναίѕ đєίxαr,
Eѕþαļђє ѕємєŋŁєѕ đє þαz є αмσr,
Aмσr qυє þσđєrάѕ cσļђєr đєþσίѕ,
ξ qυє ѕυα cαмίŋђαđα,
Şєנα ѕємþrє вєм đίrєcίσŋαđα,
Şємþrє ļєναŋđσ υм ѕσrrίѕσ,
ξѕþαļђαr αмίzαđє,
爪єļђσr cαмίŋђσ þαrα α fєļίcίđαđє!!
(autor desconhecido)
乃єίנσร rєþļєŁσร đє ¢คrίทђσ
ღViViAn\\(^_^)// Sbrussi
◦΅˚◦.΅◦ΰ◦΅ﻍﻸછﻸﻍ΅◦ΰ◦΅.◦˚΅◦
◊≈◊≈◊≈◊≈◊‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗◊≈◊≈◊≈◊≈◊
Oi!!!
Este texto me fez chorar na primeira vez que eu o escutei.Na segunda vez, estava participando de uma capacitação e fizeram o seguinte: O texto foi lidol e foi apresentado vários vidros e foi pedido que cada escrevesse um comentário sobre o texto lido e após cada um escolhesse o seu vidro e ao mesmo tempo que uma professora que fazia parte do grupo de apresentadoras anotava alguns comentários das colegas...pois bem resolvi colocar o meu papel do lado de fora e escrevi que já conhecia o texto, acho que elas não me compreenderam, contudo eu quis mostrar que, não mais colocaria a mim ou aos meus alunos naquela situação....porém ninguém entendeu o meu recado e acabei saindo muito chaterada da tal "capacitação".
Enfim mesmo sem saber, naquele momento eu optei por fazer diferente... eu procuro sempre destruir todos os vidros nos quais fui obrigada a entrar pois sou de ujm tempo que aluno não tinha VOZ, ...algumas vezes pago um alto preço por querer e Ser diferente , mais eu estou na luta . Amo o que faço e estou buscando novas saídas... bjos e parabéns pelo trabalho. Professora Celeste
Ola!
sou Marcia Rocha, estou fazenco facudade de Geografia, licenciatura, no incicio tinha muita vontade de ser professora,mas as discussões em sala me fizeram pensar, será que é isso que quero mesmo?
Hoje em dia, com as coisas como estão, tudo tão desenvolvido, tantas tecnicas novas que exigem cada vez mais preparação por parte dos cidadões, mensionam que a educação é a chave para o desenvolvimento porém no entanto não valorizam o principal, a peça principal,o educador. E ainda, não investe na educação de forma que o professor possa te a liberdade de fazer e trazer para a escola novas metodologias de ensino, mais dinamicas e interesantes. A situação que vejo hoje mas escolas me desanimam, por mais que o professor queira mudar e trazem para a sala novas tecnicas de ensino, vejo que dentro disso exitem inumeros tropesos. Ai aumenta ainda mais a responsabolidade e copetencia de um professor, por que mesmo sem recurso ele tem que inventar formas de dar aulas criativas e dimanicas! hoje em dia nem as leis educacionais ajudam os professores, como essa atual escola ciclada, que tira do professor, aquela responsabilidade de antes, os aulos passam de ano sem saber nada, o governo so que seber de numeros e esquecem que são os alunos de hoje que vão estar dentro dos laboratorios, dos hospitais, são estes os futuros engenheiros, arquitetos, adiministradores, agronomos, zootequinistas, e tambem educadores. Não ha preocupação com a formação de verdade, eles acreditam que sim, mas os educadores sabem da verdadeira situação que se encontra o formação dos alunos hoje, e por mais que o professor seja dinamico, as leis educacionais não ajudam em nada. Eu acho que devem sim mudar a forma de trabalhar dentro das escolar com atividades mais interativas e interesantes, porém, devemos lutar para mudar essa lei atual, A ESCOLA CICLADA, QUE NÃO AJUDA EM NADA!!!! E se os proprios educadores não fizerem nada para mudar e aceitar as coisa dessa forma, seremos nos agora que iremos ficar dentro dos vidros!!!! Não sei se você conhece a escola ciclada, eu moro no Mato Grosso, e pelo que vejo aqui esse sistema não ajuda em nada, os alunos passam de ano sem saber, o professor não pode reprovar todos os alunos que não alcansaram media, é triste!!!
Obrigado pelo espaço!
Postar um comentário