Seja Específica
Uma forma que os professores podem reduzir a confusão do aluno em sala de aula está em “ ser específico “ com as orientações que der. Por exemplo, há uma grande diferença entre estas duas orientações:
- Darei alguns minutos para que vocês respondam estas questões
e
- Darei 3 minutos para que escrevam as respostas das questões 1 até a 5.
Você vê a diferença ? Reparou que estipulei um tempo preciso como limite para a conclusão da tarefa? Isto é muito importante. Por isso, sempre que você solicitar uma tarefa aos alunos, estabeleça o tempo exato que a mesma deve ser finalizada. Fazendo assim, além de gerenciar melhor a sala, você já está ensinando gerenciamento de tempo a todos eles.
Agora, claro, o próximo passo é fazer a checagem do entendimento das instruções que os alunos receberam. Assim, peça para que um diga, quanto tempo foi dado para responder as questões, peça a outro que repita quais questões foram solicitadas.
Se a tarefa será realizada em grupo, defina a quantidade de participantes por grupo e o sistema de seleção de cada participante. Uma maneira é distribuir fichas coloridas e todos que tiverem a mesma cor de ficha formarão um grupo. Desta forma controla quem estará no grupo de quem e evita os habituais tumultos quando esta questão é deixada para que os alunos resolvam.
Roseli Brito
Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora e Coach
3 comentários:
Oi Maristela!!!!!!!Como esta a pequena Laura??/ E as saudades durante o trabalho??Uma loucura né?????Mas faz parte amiga....depois eles crescem....
Obrigada pelas suas palavras tão carinhosas e saiba que vc tem muita importancia no crescimento de meu blog viu????? Bjs minha linda
É isto mesmo. Depois de penar bastante na profissão de professora acabei aprendendo esta verdade que vc descreve: é preciso especificar as tarefas e quanto mais detalhada, melhor. Bjs
Nunca ouvi falar do tal romance. O resultado do meu foi A paixão segundo GH. Li há muitos anos e gsotei demais. Aliás, adoro Clarice Lispctor.Bjs.
Postar um comentário