segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Reunião de Pais

Olá pessoal...
Estou postando um texto e um cartão que usei na última reunião de pais da minha turminha. Espero que vcs gostem.
Abraços,
Maristela

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Lembrancinhas para semana da criança e outras coisinhas...

Olá  pessoal...

Estou em uma correria danada. É que minha florzinha já faz 11 meses semana que vem e eu estou as voltas tentando organizar a comemoração do seu 1 aninho.

É muita coisa minha gente...Mas tb penso que uma data tão importante não dá pra passar em branco, não é mesmo?

Com isso até minhas habilidades artísticas tiveram que aparecer...tststs...É verdade... estou arriscando fazer os centros de mesas da festinha. Até que esta ficando bem bacana. Depois coloco  fotinha deles aqui.

Mundando de assunto, pesquisando na net algumas lembrancinhas para a semana das crianças encontrei algumas que achei lindas e gostaria de compartilhar com vcs. Espero que gostem.

Como disse encontrei as imagens na internet. Se os autores quiserem se identificar terei o maior prazer em publicar.
Abraços,
Maristela

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Trabalho realizado com meus alunos

Estou muito um pouquinho atrasada, mas vou registrar aqui o trabalho que desenvolvi com meus alunos - 5 anos, com o tema Folclore.

Cada turminha ficou com um tema específico. É  claro que tb abordei os outros assuntos com a criançada, mas aprofundei os estudos com as "Parlendas".

Vou colocar algumas fotinhas das atividades que desenvolvi em sala e que depois foram expostas para visitação das outras turmas e tb das suas famílias.

Trabalhei várias parlendas na oralidade e com atividades trabalhei estas 3 acima: Cadê o toucinho? (nomeação dos desenhos e oralidade), A galinha pintadinha (contagem, rimas, artes e oralidade) e a Galinha do vizinho ( contagem, escrita numérica e oralidade). Gostei muito do trabalho espero que vcs tb gostem.

Abraços,
Maristela

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Para que serve a escola?

Já faz um tempo que esta pergunta me intriga, afinal “Para que serve a escola?” ... A princípio o que vem a mente como resposta seria: A escola serve para aprender... a ler, escrever, fazer conta... Mas pensando melhor, esta resposta soa um tanto simplista e distante no tempo. Qual seria então a função primordial da escola?

Pesquisando na internet encontrei um blog de Portugal  chamado "Ei turma", que achei bem interessante. O autor  salienta  não somente esta questão, mas também o fato de que a escola não seja pensada para atender as necesidades de um aluno real. Transcrevo um trecho da postagem que vejo bem parecida com a nossa realidade:

"A ideia passada, socialmente, é que na escola tudo é projectado visando o aluno. No entanto, esta resposta parece contrastar com a realidade acontecida nas nossas escolas. Os alunos reconhecem a sociabilização que a escola lhe oferece, apaixonando-se por esta, mas ao mesmo tempo recusam o ensino por ela orientado. Para alguns, nem a sociabilização consegue superar o sentimento de angústia e mau estar que a escola lhe provoca. Neste sentido, deve-se reflectir nos pressupostos que esta assenta, onde a reflexão na acção poderá ser um meio para encontrar possíveis respostas. Este mau estar é bem patente nas salas de aulas, onde as aprendizagens tornam-se calvários penosos para uma grande parte dos alunos. Esta experiência negativa começa, por vezes, logo numa fase inicial do percurso escolar, na qual as crianças parecem não entender os objectivos da escola e a escola não responde às dificuldades e interesses destas. Ou seja, a escola e os alunos vivem numa constante confrontação, na qual uns e outros não estão a retirar grandes proveitos. "

O texto completo você  encontra aqui.

Pesquisando mais um pouco encontrei tb este video de alguns minutos, feito pela ErdFilmes e chamado "A Escola Serve Pra que?". Foram feitas, em 13 cidades do Píaui, entrevistas com representantes do poder público, mães, pais, diretores, professores e a sociedade em geral, perguntando qual o seria o benefício que a escola trouxe  a eles. Vale a pena assistir!
video

Depois de tudo isso eu pergunto: Para que serve a escola?