sábado, 27 de fevereiro de 2010

Inclusão: Altas Habilidades


“A pessoa com altas habilidades/superdotação apresenta características próprias na sua interação com o mundo, representadas por uma forma peculiar de agir, questionar e organizar seus pensamentos e suas potencialidades, (...) destacando-se sempre de uma maneira original e criativa com a que resolve um problema ou situação, seja acadêmica, prática ou social.” (METTRAU-1995)


“Todos nós, adultos de hoje, somos responsáveis pelo futuro: pais, mestres e professores, homens públicos, escritores, artistas, cientistas, cidadão comum... a todos caberá uma parcela de culpa, se a geração que nos substituir na arena da vida tiver as mesmas imperfeições que a nossa, ou for pior que a nossa geração.” (Antipoff – 1946).



Fiquei muito feliz com o interesse das pessoas pelas Altas Habilidades, assunto do post passado. Hoje deixo apenas estas duas citações para pensarmos um pouquinho: Quem é realmente a criança/adolescente com altas habilidades? Como identificá-lo? Será que na minha escola/sala posso encontrá-lo? E o atendimento?

Quantas dúvidas!!

Aos poucos vamos aprendendo juntos.

Conto com o feedback de vcs.

A propósito deixo o link para acessar  a resolução do dia 2 de outubro de 2009, que institui diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.

Vale a pena dar uma olhadinha.
 Abraços!!










segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

WebQuest & Altas Habilidades


WebQuest é uma metodologia que tem como proposta o uso criativo da internet. O conceito foi criado em 1995 por Bernie Dodge, professor estadual da Califórnia (EUA). É uma atividade de pesquisa orientada, em que os alunos tem a oportunidade de  construir seu próprio conhecimento interagindo com a  internet.
Para desenvolver uma WebQuest é necessário criar um site que pode ser construído com um editor de HTML, serviço de blog ou até mesmo com um editor de texto que possa ser salvo como página da Web.
Abaixo segue alguns links que vocês podem obter melhores informações sobre o assunto e também exemplos de WebQuest.
  
Sites com exemplos de WebQuests

Senac
Clube do professor
Escola do Futuro - USP

Como construir uma WebQuest

 Exemplo de Portugal
 WebEduc - Mec
Edukbr
Educarede
Senac

 Já algum tempo também construi uma WebQuest para formação de professores para Educação Especial em Altas Habilidades. Na época usamos o PowerPoint mesmo. Gostei da experiência.
E vcs já usaram este recurso?

Altas Habilidades será assunto para um outro post. Estou preparando.
Abraços carinhosos e obrigada pelas 1000 visitas. 


sábado, 20 de fevereiro de 2010

Sobre várias coisas


  • Daí que  eu tirei uns dias para pular carnaval com minha gatinha Laura. Brincadeira , descansamos e curtimos de montão o feriadão. É sempre muito  bom passar  momentos em família!!


  • Ainda estou de licença maternidade (6 meses - Maravilha de Deus), só retorno no inicio de abril. Vou trabalhar coordenando professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Seria muito bacana conhecer pedagogas que tb estarão atuando no mesmo segmento. A troca de experiência ajudaria bastante o dia-a-dia corrido das escolas.


  • Escrevi a algum tempo um post sobre bullying e cyberbullying e logo depois meu esposo me enviou  duas reportagens da Uol Tecnologia (10/02/2010) que achei bastante interessante. Uma aborda uma pesquisa realizada com os internautas brasileiros e  aponta que 16% deles se preocupam com o cyberbullying. A outra fala sobre como os valentões usam a internet para praticar o bullying.
Vale a pena conferir!!
  1. Veja como os 'valentões' da internet usam a tecnologia para praticar o bullying
  2. Cyberbullying preocupa 16% dos internautas jovens no Brasil, diz pesquisa
  • Olha que bacana, vai acontecer em abril, em BH  o XV  ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, pela UFMG. Melhores informações aqui.

  • Quem é de Minas Gerais poe o dedo aqui que já vai  fechar, não adianta chorar...
Copiando a colega blogueira Nina, gostaria de conhecer melhor as amigas de Minas Gerais. Quem sabe nos conhecemos pessoalmente?


Um grande abraço p vcs
.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A alegria de ensinar


"Ensinar é um exercicio de imortalidade.
De alguma forma continuamos a viver naqueles
cujo os olhos aprenderam a ver o mundo pela
magia da nossa palavra.
O professor, assim, não morre jamais..."

Rubem Alves
 (clique aqui  e conheça o livro na íntegra)



sábado, 6 de fevereiro de 2010

Reunião de pais - Início de ano

Para começar bem o ano escolar é de suma importância que os pais sejam envolvidos desde o início nas atividades da escola, não esquecendo jamais que eles são co-responsáveis pelo  sucesso do ano letivo.

Quem não gosta de ser bem recebido?

Pois é, ainda mais quando se quer cativar para uma pareria duradoura. Que tal um cartãozinho de boas vindas. Estes eu fiz o ano passado e serve de sugestão p vcs.

É importante também a sinalização de onde deve acontecer a reunião, de preferência que haja alguém recebendo os pais. Esta acolhida é fundamental.

Fazer uma pauta da reunião contemplando as questões administrativas (horário das aulas, uniforme, calendário escolar, frequência, regimento escolar, entre outros)  e pedagógicas (livros didáticos, atividades de casa, projetos durante o ano,  datas comemorativas, avaliações, entre outros), é uma forma de não se perder em tantos assuntos importantes.

Providencie uma lista de presença.

Se for fazer uma dinâmica aí vai uma sugestão.
  1. Entregue uma cartãozinho para cada participante (faça 2 ou 3 com a mesma mensagem - dependendo do número de partipantes)
  2. Peça que cada um encontre os pares de mensagens iguais.
  3. Ler e refletir a frase.
  4. Socializar com o grupão.




















Aqui vc  encontra outras sugestões de dinâmicas.

Também segue uma avaliação para os pais.


Espero  que sua reunião seja um sucesso!!!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Música do dia - Eu só peço a Deus

Vi este vídeo pela primeira em um encontro para discussões sobre o uso indevido de drogas e fiquei maravilhada. Primeiro pela voz maravilhosa de Mercedes Sosa e da Beth Carvalho, depois pela linda e tocante mensagem deixada pelo vídeo. Mais tarde usei o mesmo em encontros de jovens da catequese. Foi muito interessante ver a participação deles em discussões tão importantes como a vida, morte, guerra, drogas, entre outras. A Campanha da Fraternidade está aí e como educadores não podemos nos esquivar do assunto. Este ano o o tema da campanha é Economia e Vida, e o lema é Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.

Fica então o vídeo como sugestão para se trabalhar a campanha.

E que peçamos a Deus que quando ele retornar não nos encontre indeferente aos nossos irmãos e à nosso lar.

video